A história

Um Encontro Decisivo
Em 1988 começou a história da Fundação, graças ao providencial encontro de Giorgio e Zeninha (Lusenice), no Centro de Recepção e Triagem da FAMEB para menores infratores. Giorgio lembra: “Fui convidado a fazer algumas palestras aos adolescentes reclusos e foi assim que conheci Zeninha, uma voluntária que estava tentando alfabetizar alguns deles. Logo entramos em sintonia porque ambos éramos muito desejosos de estender a mão a todos eles. Após termos conversado em particular com cada um e compartilhado os vários momentos dessa vida de reclusão, nos sentimos tão tristes em ter que deixá-los nessa situação desumana e sem perspectivas que resolvemos fazer alguma coisa para socorrê-los, à custa de ter que inventar uma nova forma de atendimento, uma proposta que fosse uma alternativa à vida na rua e nos reformatórios. Foi assim que começou esta experiência.

O Conde Franco Gilberti
Os primeiros cinco anos serviram para convencer-nos de que, quando se trata de ajudar a pessoa a crescer, resultados verdadeiros e profundos podem se obter somente “a longo prazo” e, sobretudo, que podíamos contar com a ajuda da Providência de Deus. De fato, tivemos que mudar de lugar por três vezes para proteger os meninos, ameaçados de morte por alguns marginais que persistiam em querer envolvê-los no tráfego de droga: isto foi possível graças à providencial e extraordinária intervenção da Condessa Maria Teresa Gilberti, de Milão. Em 1994 esta nossa experiência consolidou-se constituíndo-se numa Fundação, que fizemos questão de dedicar à memória do seu marido, o Conde Franco, pessoa muito estimada por sua bondade e sua generosidade para com os pobres.

La contessa Maria Teresa

Il Conte Franco Gilberti

Uma Grande Oportunidade
Em todos estes anos foi oferecido abrigo a centenas de meninos e algumas mães solteiras. Muitos voltaram a viver com os parentes ou preferiram morarem sozinhos tendo um emprego e uma casa própria. Infelizmente alguns voltaram à rua onde se envolveram com os marginais e acabaram sendo barbaramente mortos… Em nossa Capela, guardamos suas fotos, uma advertência para todos: estas tragédias serão evitadas se estes meninos começarem muito cedo a viver na verdade, isto é, se nós pudermos contar com a ajuda dos benfeitores para continuarmos a atuar desta forma, oferecendo uma oportunidade a qualquer criança que a busque com sinceridade.